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O tamanho do problema.

Olá, queridos amigos!

Tenho recebido diversos questionamentos com relação ao possível aumento do número de diagnósticos em saúde mental infantil nos últimos tempos.

Afinal, qual é o tamanho desse problema?

Bem, para se ter uma ideia, diversos estudos epidemiológicos internacionais realizados nas últimas quatro décadas identificam que cerca de 10 a 20% de crianças e adolescentes em idade escolar necessitam de algum auxílio na área da saúde mental.

São milhares de estudantes com prejuízos acadêmicos e de relacionamento. Jovens estudantes que necessitarão da ajuda de um médico psiquiatra da infância, ou neuropediatra, neurologista infantil, psicólogo, fonoaudiólogo, psicomotricista, mediador escolar, professor particular, profissional da educação física, fisioterapeuta, psicopedagogo, aulas de reforço, etc.

Estudantes que precisam desenvolver estratégias para lidar com dificuldades emocionais, aprendendo habilidades sociais e comportamentais para uma vida mais feliz e equilibrada.

Bom, trazendo para o nosso mundinho de sala de aula, podemos imaginar que, estatisticamente, cada sala pode conter cerca de 3 a 6 alunos, hipoteticamente, necessitando de algum tipo de auxílio especial.

Saber identificar sinais e buscar ajuda para esses jovens estudantes são grandes provas de amor de pais/professores e podem representar a diferença entre o fracasso escolar e um desenvolvimento pleno e saudável, portanto:

SAÚDE MENTAL NA ESCOLA!

Dr. Gustavo Teixeira
Médico psiquiatra da infância e adolescência
Professor visitante do Depto. de Educação Especial – Bridgewater State University
Mestre em Educação – Framingham State Universit
www.comportamentoinfantil.com

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