espaço plural 1200 x628

 

Catula Maia (Psicóloga)                                           Rosana Fachada (Profa. Yoga)

O trabalho desenvolvido através do Yoga para crianças com Transtorno do Espectro Autista utiliza como método a contação de histórias e lendas de nossas tradições folclóricas e da criatividade trazidas pelas ãsanas (posturas) e pelo aluno. Como a criança autista, em geral, apresenta facilidade de aprendizagem pelo recurso visual, as ãsanas são apresentadas através de fotos, desenhos e ilustrações, atraindo as crianças na execução das mesmas, pois apoia a regulação sensorial diminuindo a ansiedade, o que contribui diretamente na regulação emocional e comportamental.

No autismo, a presença de sintomas como ansiedade, impulsividade, agitação psicomotora e irritabilidade é muito frequente, gerando prejuízos em todos os aspectos do seu desenvolvimento. O trabalho do Yoga possibilita a redução desses sintomas, uma vez que atua diretamente na percepção das reações físicas e emocionais, bem como no controle das mesmas.

As posturas, juntamente com os pranayamas (respiração) ajudam a criança a desenvolver o foco, concentração, e em muitos casos o controle de impulsos. Sequências de posturas que incentivam a criança a se mover de uma ãsana para a próxima, assim como as ãsanas de equilíbrio, fornecem a entrada do sistema vestibular, auxiliando a maturação do Sistema Psicomotor Humano. Como as características das ãsanas são de alongamento e força, também melhoram as questões proprioceptivas.

Podemos observar que o trabalho desenvolvido com o Yoga engloba várias questões pelas quais a criança autista precisa ser estimulada. Desta forma, se faz necessário um trabalho contínuo, para que a mesma possa ir integrando o conjunto de informações sobre o seu ser, a ponto de ter condições de se auto-regular.

3 Responses to Yoga para Crianças Autistas
  1. Yoga é um poderoso auxiliar no aumento da produção do GABA, usualmente deficiente nas crianças e adultos autistas. 😉


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

autismo, autismo rj, autista, autista rj, TEA, TDAH, tratamento autismo, escola para autistas