Blog

Depressão Infantil – Parte 3 – Conheça as causas.

Olá, amigos!

Continuando nosso tema, debaterei mais sobre a depressão infantil.

Você sabe quais são as causas?

As causas da depressão estão relacionadas a uma origem multifatorial. Influências genéticas associadas a fatores bioquímicos, hormonais e ambientais estão relacionados ao transtorno.

Dados epidemiológicos revelam que a história positiva de depressão na família é fator de risco para o diagnóstico, sendo que filhos de pais com depressão apresentam três vezes mais chances de desenvolver o transtorno durante a vida quando comparados a filhos de pais não deprimidos.

Alterações de substâncias químicas do cérebro chamadas neurotransmissores também estariam alteradas em pacientes com depressão. Nesse caso, a principal hipótese está relacionada com o baixo aporte de serotonina e noradrenalina na fenda sináptica, área de comunicação entre as células nervosas.

Logo, vale ressaltar, que estou falando de alterações de substâncias químicas no cérebro em nível celular, nos neurônios. Portanto a dosagem de serotonina no sangue ou através de testagens com fios de cabelo são grandes mitos, um absurdo, pois não é possível identificar sua diminuição através de exames.

Outro fator importante para o desencadeamento de episódios depressivos é o grau de estruturação familiar e o ambiente doméstico em que este jovem estudante está inserido. Crianças e adolescentes vivendo em lares hostis, desestruturados, com interações familiares estressantes, convivendo com pais agressivos ou negligentes possuem maior chance de desenvolver um quadro depressivo.

Inversamente proporcional a isto é o fato de que interações familiares positivas podem apresentar uma função protetora para episódios depressivos na infância e na adolescência e colaboram para um funcionamento comportamental melhor desse estudante em desenvolvimento.

 

Dr. Gustavo Teixeira
Médico psiquiatra da infância e adolescência
Professor visitante do Depto. de Educação Especial – Bridgewater State University
Mestre em Educação – Framingham State University
Autor do MANUAL DOS TRANSTORNOS ESCOLARES (Ed. Best Seller)
Contato:  www.comportamentoinfantil.com

Compartilhe:

2025 © Instituto Priorit - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por UM Agência