OLÁ, AMIGOS!
Inicio essa semana uma nova série para o nosso BLOG!
Aproveitem e SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS BRASILEIRAS!!!
O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos comportamentais com maior incidência na infância e adolescência. Pesquisas realizadas em diversos países revelam que o TDAH está presente em torno de 5% da população em idade escolar.
Trata-se de uma síndrome clínica caracterizada basicamente pela tríade sintomatológica: déficit de atenção, hiperatividade e impulsividade, mas não necessariamente os três sintomas estão presentes simultaneamente.
Comportamentos característicos de crianças e adolescentes com TDAH incluem dificuldade em focar a atenção em um único objeto, são facilmente distraídos, agem como se estivessem no mundo da lua. Podem não terminar seus deveres de casa, apresentando grande dificuldade em se organizar e frequentemente perdem seus materiais escolares, chaves, dinheiro ou brinquedos.
A criança pode se apresentar inquieta, não conseguindo permanecer sentada, abandonando sua cadeira em sala de aula ou durante o almoço de família. Está sempre a mil por hora ou como se estivesse “ligada em uma tomada de 220v”, fala em demasia e dificilmente brinca silenciosamente, estando sempre gritando e é muito impulsiva.
Os pacientes com este diagnóstico apresentam prejuízos no desempenho acadêmico e social, pois têm dificuldade em se organizar, em manter atenção em sala de aula, em realizar deveres escolares ou permanecer sentados ou quietos.
Na próxima semana, vamos entender como o diagnóstico do TDAH é realizado. Até lá!
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