Blog

Transtornos ansiosos na Escola – Parte 2

Olá, amigos!!!

Como são os tratamentos para os transtornos ansiosos na infância e adolescência?

Atualmente, segundo as principais pesquisas científicas internacionais, a terapia cognitivo-comportamental representa uma ferramenta importante e necessária no tratamento de crianças e adolescentes com transtornos ansiosos.

O conjunto de técnicas inclui o reconhecimento dos sintomas, a identificação de sentimentos, pensamentos, reações do organismo e de possíveis “gatilhos” da ansiedade para que seja possível desenvolver planos para lidar com o problema. Além disso, estratégias em habilidades sociais e técnicas de relaxamento podem auxiliar no manejo da ansiedade gerada pelo transtorno.

Casos graves de transtornos ansiosos necessitarão de medicamentos que objetivam bloquear a resposta ansiogênica do organismo, auxiliando na diminuição da ansiedade, dos sintomas de medo, das respostas somáticas e relacionadas com o transtorno ansioso. Nessas situações os antidepressivos inibidores seletivos da recaptação de serotonina são as primeiras opções de medicamentos, devido a características de eficácia e segurança para uso pediátrico.

Não posso deixar de destacar o trabalho dedicado e especializado de algumas associações de pais e portadores de transtornos ansiosos no Brasil, como a ASTOC (Associação Brasileira da Síndrome de Tourette, Tiques e Transtorno Obsessivo-Compulsivo) que organiza reuniões de apoio e eventos educativos objetivando informar e auxiliar na busca por tratamento e qualidade de vida de pacientes e familiares.

Compartilhe:

2025 © Instituto Priorit - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por UM Agência