Blog

Transtornos ansiosos na escola – Parte 9

 

TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA

O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) atinge entre 3 e 6% de crianças e adolescentes em idade escolar e as meninas são mais acometidas pelo problema – quando comparadas aos meninos. Outra característica epidemiológica importante é que os índices desse transtorno tendem a ser maiores na adolescência, quando comparados com a infância.

O TAG é caracterizado por excessiva preocupação, ansiedade e intensa dificuldade para controlá-la, normalmente relacionada com eventos futuros. Essas preocupações causam dificuldade no funcionamento social, acadêmico e ocupacional dessas crianças e adolescentes. O transtorno está relacionado com sentimentos de apreensão e dúvida, cansaço, fadiga, tensão muscular, distúrbios do sono, dificuldade de concentração e irritabilidade.

Crianças com transtorno de ansiedade generalizada apresentam grande preocupação frente a situações futuras, relacionamentos com colegas e aceitação pelo grupo escolar, por exemplo. Essas crianças encontram-se frequentemente preocupadas com múltiplos assuntos. Como se o mundo fosse repleto de perigos, superestimam situações problemáticas, são negativistas e parecem estar sempre aguardando por eventos catastróficos.

Compartilhe:

2025 © Instituto Priorit - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por UM Agência