TRANSTORNO DE PÂNICO
O transtorno de pânico acomete cerca de 3% das crianças e adolescentes em idade escolar e é caracterizado pela presença de ataques de pânico recorrentes e inesperados.
Os ataques de pânico são períodos de intenso medo ou desconforto, acompanhados de sintomas somáticos como palpitações, sudorese, falta de ar, tremores das mãos, dores no peito e na barriga. Os pacientes podem também apresentar sensações subjetivas de desconforto e frequentemente relatam o medo de estarem morrendo. Esses sintomas relacionados com o ataque de pânico duram cerca de trinta minutos e não há risco de vida.
Outra característica que pode acompanhar o transtorno de pânico é a presença de agorafobia. Trata-se da ansiedade ou medo de estar em lugares abertos ou cheios de gente. Nessa situação, o estudante tem medo de passar mal e não ter ninguém para socorrê-lo e normalmente apresenta um comportamento evitativo dessas situações.
Estudos demonstram que muitos adultos com esse diagnóstico apresentaram seus primeiros ataques de pânico ainda na infância ou adolescência. Nesses casos o diagnóstico ainda na infância poderia ter proporcionado um tratamento precoce e com melhores prognósticos.
2025 © Instituto Priorit - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por UM Agência