Blog

Síndrome de Tourette

 

OLÁ, AMIGOS!

 

Quais são os tipos de transtornos de tiques mais comuns na infância e adolescência?

Os chamados tiques esporádicos são comuns de ocorrer em toda criança e frequentemente estão associados ao estresse. Crianças tímidas ou ansiosas são mais propensas a apresentar tiques. Esses tiques transitórios desaparecem com o tempo e afetam até 10% das crianças em idade escolar. Nesses casos, normalmente não há a necessidade de tratamento, pois não costumam causar sofrimento ou prejuízos à criança e a seus familiares.

 

 SÍNDROME DE TOURETTE

O transtorno ou síndrome de Tourette é considerado o mais grave transtorno de tique e foi inicialmente descrito pelo médico francês Georges Gilles de la Tourette em um grupo de nove crianças francesas em 1885. Os sintomas têm início entre os cinco e dez anos de idade, sendo os tiques motores faciais como piscar de olhos e movimentos do pescoço, as principais manifestações inicialmente observadas. Posteriormente esses tiques tendem progressivamente a acometer membros, tronco, até a apresentação de tiques vocais.

O diagnóstico da síndrome de Tourette é realizado quando identificada uma história de tiques motores múltiplos e de pelo menos um tique vocal em alguma fase da doença. Os sintomas devem estar presentes frequentemente e estar causando sérios prejuízos à vida acadêmica e social do estudante. A prevalência da síndrome de Tourette é em torno de 0,5%, sendo os meninos três vezes mais acometidos do que as meninas.

Crianças e adolescentes com a síndrome de Tourette não são capazes de controlar esses tiques e não devem ser culpados por isso. A punição executada por alguns pais, assim como as brincadeiras feitas pelos colegas na intenção de ridicularizar seu comportamento, não ajudam no controle dos tiques e podem piorar a evolução do problema nessa criança.

Esses pacientes podem apresentar problemas de atenção, concentração ou desenvolver obsessões e compulsões, sendo a associação com o transtorno obsessivo-compulsivo muito comum e presente em torno de 40% dos portadores do transtorno de Tourette. O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade é outra condição associada aos portadores de transtornos de tiques e pode ocorrer em até 60% dos casos.

Na idade adulta alguns tiques podem desaparecer, enquanto outros tendem a perpetuar-se. Nesses casos, os tiques podem interferir em suas atividades laborativas e sociais, prejudicando acentuadamente sua autoestima e sua vida de maneira geral.

Compartilhe:

2025 © Instituto Priorit - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por UM Agência