O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é uma condição médica-comportamental grave, de origem neurobiológica e que provoca prejuízos importantes no funcionamento social e no desempenho acadêmico do portador.
Mas e a família? Qual é sua importância no diagnóstico e tratamento desse paciente?
No caso de crianças e adolescentes, a família exerce função primordial, começando pela avaliação diagnóstica que é baseada em um tripé informativo: avaliação com pais ou responsáveis; avaliação escolar; e avaliação da criança/adolescente.
Nesse caso a família poderá oferecer ao profissional médico uma série de informações, relatos e depoimentos com dados essenciais à identificação de sintomas, características e prejuízos que o TDAH provoca.
Além da importância no diagnóstico, pais e familiares deverão ajudar no tratamento do TDAH, oferecendo apoio e auxílio emocional ao portador, ajudando também na organização de rotinas, na disciplina, no estabelecimento de metas, criando regras, ofertando limites, orientando o estudo, se comunicando com os professores e orientadores pedagógicos da escola e mapeando áreas que precisam ser trabalhadas na vida do estudante.
Vale a pena ressaltar também que comumente pais de crianças e adolescentes com TDAH também apresentam o mesmo diagnóstico (estamos falando de um transtorno genético, lembra?), sendo assim, pais portadores de TDAH devem se tratar para que possam e consigam auxiliar seus filhos!
Parabéns aos pais e responsáveis de crianças e adolescentes com TDAH. Seu amor é fundamental para o sucesso terapêutico de seus queridos filhos!
Sempre na luta por saúde mental nas escolas brasileiras!!!
Dr. Gustavo Teixeira
Médico psiquiatra da infância e adolescência
Professor visitante do Depto. de Educação Especial – Bridgewater State University
Mestre em Educação – Framingham State Universit
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