Blog

Anorexia Nervosa – Caso clínico

Olá, amigos. Vamos conhecer o caso de Julia, 13 anos de idade. Ela é estudante do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Os pais me procuraram devido a uma preocupação com o peso corporal da filha e por identificar episódios de provocação de vômitos após refeições e recusa da jovem em se alimentar por se considerar “acima do peso”. A mãe refere cerca de três episódios diários de vômitos, sempre após as refeições.

Segundo o relato dos pais, os sintomas de Julia se intensificaram no último mês, quando ela fez um teste como atriz mirim para a seleção de um novo elenco de novela de uma grande emissora de televisão brasileira. A reprovação no teste a deixou muito ansiosa e os sintomas intensificaram.

Durante a consulta, apesar do calor do verão carioca, Julia estava vestida com roupas largas, calças e camisa cumprida, como se quisesse esconder sua magreza. A pele era muito seca e a perda de esmalte dentário evidente (muito comum devido aos vômitos diários). Julia apresenta IMC de 16,8kg/m2.

“Não preciso de psiquiatra, preciso emagrecer só mais dois quilinhos. Meus pais têm mania de pegar no meu pé. Olhe meu abdômen, doutor, gordura localizada, isso só sai com uma lipoescultura e muita dieta”.

Apesar da negação e da dificuldade na percepção do emagrecimento exagerado, os sintomas de anorexia nervosa eram claros. A paciente e seus familiares foram orientados sobre a gravidade do problema, combinamos que ela seria acompanhada por uma equipe multidisciplinar, incluindo também um médico clínico geral, uma nutricionista e uma psicóloga cognitivo-comportamental.

Até a próxima e SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS BRASILEIRAS!!!

Compartilhe:

2025 © Instituto Priorit - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por UM Agência