Autismo para pais

Tratamento do Autismo: a importância de Theodor Heller

Milena Pereira Pondé – Psiquiatra

Sabemos que as intervenções pedagógicas compõem um dos lastros mais importantes de tratamento para o transtorno do espectro do autismo.

Theodor Heller foi um dos primeiros profissionais a chamar atenção sobre a importância da cooperação do educador com o médico. Ele é mais conhecido na atualidade por ter publicado, por volta de 1907, os primeiros casos do que chamamos hoje de transtorno desintegrativo da infância, que consiste em um quadro clínico de autismo grave, que se desenvolve depois de 3 anos de idade e que foi precedido por um período de desenvolvimento típico. A literatura médica chama esse fenótipo de autismo hoje como Síndrome de Heller.

Theodor Heller passou a sua infância na companhia de crianças cegas, pois o seu pai foi diretor de uma instituição para crianças cegas em Viena, no século XIX. Ele estudou filosofia e psicologia, tendo se dedicado muitos anos à psicologia dos cegos. Posteriormente, passou a trabalhar com crianças com problemas mentais. A partir desse trabalho e do seu antigo interesse pela pedagogia, fundou em 1895 um estabelecimento educacional para crianças com problemas mentais. Em 1914 ele publicou Terapia Pedagógica, obra na qual aborda a educação curativa como interface entre a educação e a psiquiatria. Ele foi, sem dúvida, um grande pioneiro da educação como arsenal terapêutico, tendo sido presidente da Sociedade Alemã de Educação Especial e fundador da Sociedade Austríaca de Educação Especial. Em 1935 ele expressava publicamente a sua preocupação em relação ao descaso das autoridades Alemãs em relação à educação especial, mas infelizmente os seus apelos foram silenciados. Em 1938, esse austríaco de fé Judaica foi assassinado pelo nazismo, que também impôs o mesmo destino às crianças com transtornos mentais; crianças que Heller se empenhara em incluir, através da educação, num local social digno. Sua esposa e filha também foram mortas.

A covardia do governo nazista era acompanhada também de resistência de pessoas de coragem, de modo que Heinrich Hanselmann lembrou o colega assassinado na abertura do 1º Congresso Internacional para Necessidades Educativas Especiais em Genebra, em 1939, uma vez que Heller teria sido o presidente do Congresso:

“Em nossos tempos atuais, as fronteiras políticas de países individuais em todo o mundo estão sendo vigorosamente bloqueadas. Tanto mais urgente, portanto, toda tentativa de superar a desconfiança e renovar a prova de que as fronteiras do país não devem ser limites da mente e podem não ser. Porque, para a mente humana, toda autarquia significa ameaça à vida, leva à distrofia e, eventualmente, à atrofia. Nesta convicção, em 12 de dezembro de 1938, em Viena, nosso altamente respeitado Presidente Honorário, o principal iniciador da fundação de nossa sociedade, o pai da moderna pedagogia curativa na Europa, Theodor Heller, morreu. Seu bom espírito viverá em nós enquanto formos sinceros e tivermos boa vontade”.

 

Que sobreviva em nós a busca de uma sociedade cada vez mais inclusiva, com tolerância e aceitação das diferenças.

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