A capoeira é um excelente instrumento educacional, seja de desenvolvimento cognitivo, coordenação, criatividade, expressão dos sentimentos, originalidade, espontaneidade, verbalização, integração social, entre outros aspectos.
A utilização da música na roda de capoeira é importante como processo de fixação da aprendizagem de conhecimentos gerais e culturais. A prática da capoeira exercita a psicomotricidade e o controle emocional, seguidos de senso de companheirismo e fraternidade.
Apesar de existirem movimentos básicos na capoeira, cada um tem seu jeito de expressar-se no movimento. Isso decorre do fato da capoeira ser um lugar privilegiado para a produção da criatividade, do cultivo da originalidade e espontaneidade de cada um. É um espaço de desenvolvimento pessoal, onde o praticante experimenta um processo contínuo de “dar-se conta de si” e de conscientização de atos e movimentos.
O praticante de capoeira está aprendendo a lidar com as nuanças do improviso, em contínuo contato com o seu “aqui e agora” e com a sua realidade atual (no sentido de atos momentâneos), numa relação criativa e dinâmica com o meio.
As experiências vividas na roda de capoeira vão ter várias conseqüências na vida do indivíduo, na medida em que vivencia momentos de integração e de contato significativos, além de realizar atividades de nível motor e poder expressar sentimentos e emoções que muitas vezes é impedido (por exemplo, a expressão da agressividade). Enfim, possibilita à pessoa lidar com aspectos motores, emocionais, psicológicos e sociais, que podem refletir diretamente na vida do sujeito.
Estes aspectos compõem a capoeira ministrada no Instituto Priorit e visa favorecer o desenvolvimento das potencialidades presentes nas crianças atendidas.
Embora conhecida como “capoeira adaptada”, sabe-se que toda capoeira de uma forma ou de outra é adaptada às possibilidades dos seus praticantes, tendo ele 03 ou 80 anos.
“A educação nada mais é que esse processo permanente de adaptação e de transformação do mundo, de autoconhecimento e de conhecimento do outro”.
Lauro César Guimarães – Professor de capoeira do Instituto Priorit Gabriela Tuche – Psicóloga do Instituto Priorit
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