OLÁ, AMIGOS!
Nas próximas 6 semanas debaterei no nosso BLOG o comportamento bullying e suas implicações no desenvolvimento acadêmico e social de crianças e adolescentes em idade escolar.
Bullying é um termo do inglês sem tradução para o português e que significa o comportamento agressivo entre estudantes. São atos de agressão física, verbal ou moral que ocorrem de forma repetitiva, sem motivação evidente e executada por um ou vários estudantes contra outro, em uma relação desigual de poder, normalmente dentro da escola, ocorrendo principalmente na sala de aula e no recreio escolar.
O bullying é um fenômeno que tem sido descrito em escolas de todo o mundo e é uma experiência comum para crianças e adolescentes. Para ter uma ideia da dimensão do problema, uma pesquisa realizada no Brasil em 2008, realizada pela International Plan Brasil, uma organização não-governamental de proteção à infância, consultou cerca de doze mil estudantes de escolas brasileiras e constatou que 70% dos alunos pesquisados afirmaram ter sido vítimas dessa violência escolar. Outros 84% desse total apontaram suas escolas como violentas.
Um levantamento realizado pela ABRAPIA (Associação Brasileira Multidisciplinar de Proteção à Infância e à Adolescência) em 2002, envolvendo quase seis mil estudantes do sexto ao nono ano de onze escolas do município do Rio de Janeiro, revelou índices semelhantes aos encontrados em estudos internacionais ao constatar que 16,9% dos alunos eram alvos de bullying, 12,7% autores e 10,9% afirmaram ser alvos e autores de bullying.
Os meninos estão mais envolvidos com o bullying e tendem a utilizar principalmente intimidações físicas ou ameaças, sendo responsáveis pelos atos mais agressivos. Nas meninas há também violência física. Entretanto, as agressões verbais, os atos de exclusão e difamação são mais frequentes.
Atualmente, a facilidade com que jovens se comunicam pela rede mundial de computadores tem provocado um novo fenômeno: o cyberbullying. Através de salas de bate-papo virtual, e-mails ou páginas na Internet, são expostos textos, imagens e até vídeos das vítimas. As comunidades do tipo “Facebook”, por exemplo, têm servido de ferramentas para tais atos, onde novas comunidades são criadas com o objetivo de agredir, difamar, ofender e humilhar suas vítimas.
Na próxima semana, conheceremos os personagens envolvidos no comportamento bullying!
SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS!
Dr. Gustavo Teixeira
Autor do MANUAL DOS TRANSTORNOS ESCOLARES (Ed. Best Seller)
Professor Visitante do Department of Special Education – Bridgewater State University
Mestre em Educação – Framingham State University
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