OLÁ, AMIGOS!
Nesse nosso último post dedicado ao comportamento bullying, descrevo o caso clínico da jovem Daniela.
Daniela é uma estudante de 15 anos de idade e que cursa o primeiro ano do ensino médio de um tradicional colégio da zona sul do Rio de Janeiro. Os pais e a adolescente chegaram ao consultório muito abalados emocionalmente e havia três semanas que a estudante não frequentava o colégio.
Segundo o relato dos pais, Daniela sempre foi uma menina muito tímida e com poucos amigos. Eles acreditam que a dificuldade de se socializar e de se defender das agressões permitiram que um grupo de meninas passasse a excluir e agredir diariamente a estudante.
Há duas semanas, uma das meninas agressoras publicou no site de relacionamento Facebook uma série de ofensas contra a estudante, que desde então, se recusou a retornar ao colégio.
“Ela se isolou completamente, está deprimida e deseja abandonar os estudos. A Dani tem medo de voltar para a escola, Doutor Gustavo! Destruíram a autoestima da minha filha!” – relatou emocionada a mãe da estudante.
Nesse caso, o primeiro passo foi avaliar clinicamente a estudante e afastar a existência de transtornos comportamentais como depressão, fobia social e fobia escolar, por exemplo. Encaminhei a estudante para uma psicoterapia cognitivo-comportamental objetivando o treinamento em habilidades sociais e o fortalecimento de sua autoestima.
O colégio foi muito solícito. Conseguiu identificar o grupo de agressoras, tomou atitudes assertivas na punição das mesmas, mas também procurou entender toda a dinâmica desse problema, trazendo as famílias envolvidas para algumas reuniões com a coordenação escolar. A coordenação pedagógica ofereceu ajuda psicopedagógica na readaptação de Daniela à sala de aula e concordou em criar normas rígidas de combate ao comportamento bullying.
Durante todo esse processo, ajudei o colégio na criação de um programa antibullying e até o momento os resultados são promissores.
Dr. Gustavo Teixeira
Autor do MANUAL DOS TRANSTORNOS ESCOLARES (Ed. Best Seller)
Professor Visitante do Department of Special Education – Bridgewater State University
Mestre em Educação – Framingham State University
2025 © Instituto Priorit - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por UM Agência