Tão importante quanto a criação do Plano Individual de Tratamento, também é de fundamental importância que a criança esteja inserida em um programa educacional que estimule sua aprendizagem e desenvolvimento. Isso pode ser realizado a partir da criação de um Plano Individual de Educação.
Esse plano educacional levará em consideração as necessidades particulares do estudante e terá como objetivo estruturar o ambiente escolar para promover a aprendizagem acadêmica e social, sempre respeitando as limitações individuais e estimulando as potencialidades da criança.
A estrutura do Plano Individual de Educação é de responsabilidade da coordenação pedagógica e dos orientadores educacionais, mas deve contar também com a ajuda da equipe terapêutica que acompanha o tratamento do jovem estudante.
A decisão por uma escola de ensino regular ou especial dependerá do grau de comprometimento do aluno. Toda a equipe terapêutica deve participar dessa escolha, orientando a família pela melhor estratégia educacional a ser seguida.
Dr. Gustavo Teixeira
Médico Psiquiatra da Infância e Adolescência
Professor visitante – Bridgewater State University
Mestre em Educação – Framingham State University
Autor do MANUAL DO AUTISMO (Ed. Best Seller)
Diretor do CBI of MIAMI
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