Algumas escalas padronizadas podem ser utilizadas durante o processo de avaliação da criança. As quatro escalas mais conhecidas são descritas a seguir:
CARS — Childhood Autism Rating Scale (Escala de Avaliação do Autismo na Infância) é uma escala com 15 itens que auxiliam no diagnóstico e identificação de crianças com autismo, além de ser sensível na distinção entre o autismo e outros atrasos no desenvolvimento.
M-CHAT — Modified Checklist for Autism in Toddlers (Lista Modificada para Autismo em Crianças Pequenas) é uma escala de rastreamento que pode ser utilizada em todas as crianças durante visitas pediátricas, com o objetivo de identificar traços de autismo em crianças de idade precoce. Deve ser aplicada nos pais ou cuidadores da criança, sendo autoaplicável e simples.
ABC — Autism Behavior Checklist (Lista de Comportamento Autista) é um questionário constituído por 57 itens elaborados para avaliação de comportamentos autistas em pessoas com deficiência intelectual e que ajuda na identificação de diagnóstico diferencial de autismo.
PEP-R — Psychoeducational Profile Revised (Perfil Psicoeducacional Revisado) é um instrumento de medida da idade de desenvolvimento de crianças com autismo ou com transtornos correlatos da comunicação. Este instrumento surgiu em função da necessidade de identificar padrões irregulares de aprendizagem, visando a subsequente elaboração do planejamento psicoeducacional, segundo os princípios do Modelo TEACCH (Treatment and Education of Autistic and Communication Handicapped Children).
Dr. Gustavo Teixeira
Médico Psiquiatra da Infância e Adolescência
Professor visitante – Bridgewater State University
Mestre em Educação – Framingham State University
Autor do MANUAL DO AUTISMO (Ed. Best Seller)
Diretor do CBI of MIAMI
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