OLÁ, AMIGOS!
Inicio agora uma série de 6 posts sobre uma questão comportamental da infância muito importante: a deficiência intelectual.
A deficiência intelectual compreende um número considerável de pessoas que possuem habilidades intelectuais abaixo da média e esse déficit de inteligência tem início antes dos 18 anos de idade. Essas limitações de habilidades intelectivas causam diversos problemas no funcionamento diário, na comunicação, interação social, habilidades motoras, cuidados pessoais e na vida acadêmica.
Estima-se que aproximadamente 1 a 2% da população mundial tenha o diagnóstico de deficiência intelectual e a distribuição entre os sexos parece ser um pouco mais prevalente no sexo masculino do que no sexo feminino.
Crianças e adolescentes com deficiência intelectual possuem cerca de quatro vezes mais chances de apresentar outros diagnósticos comportamentais, como o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, autismo infantil, depressão, transtorno bipolar, tiques ou transtornos ansiosos.
SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS E ATÉ A PRÓXIMA SEMANA!
Dr. Gustavo Teixeira
Psiquiatria da infância e adolescência
Professor visitante do Depto. de Educação Especial – Bridgewater State University
Mestre em Educação – Framingham State University
Autor do MANUAL DOS TRANSTORNOS ESCOLARES (Ed. Best Seller)
Contato:www.comportamentoinfantil.com
2025 © Instituto Priorit - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por UM Agência