OLÁ, AMIGOS!!!
Afinal, podemos prevenir que nossos alunos façam uso de drogas?
O trabalho de prevenção ao uso de álcool e drogas na escola é de essencial importância, visto que o início de seu uso, na maioria das vezes, ocorre com colegas de sala de aula, dentro do ambiente escolar. Vale ressaltar que um programa antidrogas deve ter um caráter permanente. Isso significa que abordar o assunto apenas em situações pontuais não surte efeito preventivo algum. Esse trabalho antidrogas deve ser realizado continuamente e o tema precisa ser abordado no dia a dia da escola.
Programas educacionais criados para aumentar o conhecimento sobre os efeitos das drogas no organismo e suas possíveis consequências devem ser desenvolvidos nas escolas e nas comunidades de um modo geral. Debates, conferências, palestras e encontros com pais e alunos podem ser estimulados.
Os professores podem abordar o assunto “drogas” dentro de suas próprias disciplinas. Por exemplo: os professores de história podem apresentar aulas sobre a guerra do ópio na China ou sobre as mortes de personalidades contemporâneas importantes no nosso país devido ao uso de drogas. Em ciências e biologia, os efeitos nocivos dessas substâncias no cérebro humano e suas consequências em todo o organismo. Em geografia pode-se estudar a relação entre regiões de tráfico de drogas e a violência, ou cidades e regiões de produção e consumo. Em matemática pode-se discutir o gasto financeiro do consumo diário de cigarros, álcool ou cocaína, e em português, a análise de textos sobre o tema. Enfim, existem inúmeras maneiras de se trazer e abordar o assunto “drogas” para a pauta escolar. Algumas instituições de ensino em diversos países, por exemplo, já trabalham com disciplinas escolares que tratam exclusivamente desse tema.
Algumas estratégias promissoras de prevenção utilizam treinamento de habilidades sociais nos jovens para enfrentamento de problemas e estratégias de recusa às drogas. Outro mecanismo de prevenção é a identificação de indivíduos com grande risco ao consumo, sendo uma das populações de maior risco as crianças cujos pais são dependentes de drogas.
DICAS AOS PROFESSORES
2025 © Instituto Priorit - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por UM Agência