Iniciamos hoje uma nova série com 3 posts dedicados a um grave problema comportamental da infância e adolescência: o transtorno de conduta.
Este transtorno é um conjunto de alterações comportamentais apresentado por algumas crianças e adolescentes segundo o qual há conduta agressiva, desafiadora, anti-social em que os direitos básicos alheios, regras e normas sociais são violados. Trata-se de uma condição mais grave quando comparada ao transtorno desafiador opositivo, sendo responsável por frequente encaminhamento aos serviços de psiquiatria infanto-juvenil.
Mais prevalente no sexo masculino, acredita-se que aproximadamente 9% dos meninos e 4% das meninas com menos de 18 anos de idade tenham o transtorno, sendo que os meninos apresentam os sintomas mais precocemente, entre os dez e 12 anos de idade e as meninas entre os 14 e 16 anos.
Observamos diariamente nos noticiários policiais exemplos clássicos de comportamento delinquencial de acordo com quais jovens depredam patrimônios públicos, picham muros, destroem carros e envolvem-se em brigas em bares, boates e eventos sociais. Alguns desses jovens podem apresentar o transtorno de conduta.
A violação de regras é o componente marcante deste transtorno. Jovens com transtorno de conduta apresentam comportamento antissocial com agressão física e comportamento cruel com outras pessoas e animais, sendo muitas vezes autores de bullying dentro do ambiente escolar. Não demonstram sentimento de culpa ou remorso pelos seus atos, são negativistas, desafiadores, hostis e podem realizar atos de vandalismo, furtos e destruição de patrimônio alheio. Roubos frequentes de brinquedos em lojas de departamento ou de objetos pessoais de colegas em sala de aula, além de violência e intimidações contra outros estudantes, também podem ser observados em quadros iniciais do transtorno de conduta.
Na próxima semana, falarei sobre as causas do transtorno de conduta.
BOA SEMANA E SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS!!!
Dr. Gustavo Teixeira
Psiquiatria da infância e adolescência
Professor visitante do Depto. de Educação Especial – Bridgewater State University
Mestre em Educação – Framingham State University
Autor do MANUAL DOS TRANSTORNOS ESCOLARES (Ed. Best Seller)
Contato:www.comportamentoinfantil.com
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