OLÁ, AMIGOS!!!
Afinal, quais são as causas do transtorno de conduta?
Não existe uma causa específica para o transtorno. Atualmente acredita-se que vulnerabilidades genéticas estariam associadas a fatores ambientais ou estressores sociais que funcionariam como desencadeadores do transtorno.
Esses estressores sociais frequentemente envolvidos no desencadeamento do transtorno de conduta estão ligados a ambientes familiares caóticos, com a presença de violência doméstica representada por pais agressivos, negligentes e ausentes. Esses fatos colaboram para a criação de um modelo comportamental nos filhos que passam a apresentar comportamento semelhante em ambiente escolar e em situações sociais de modo geral. Famílias instáveis com brigas conjugais, pais abusadores de álcool ou drogas e abuso físico ou sexual na infância também podem contribuir para o desenvolvimento do transtorno de conduta. O transtorno também se apresenta mais comumente nas classes socioeconômicas menos favorecidas, onde a violência pode estar mais presente.
Em muitos casos, o transtorno de conduta aparece como uma continuação evolutiva do transtorno desafiador opositivo. Isso significa que os sintomas psicopatológicos iniciaram anos antes, mas infelizmente a incapacidade de intervenção precoce com a criança proporcionou a evolução para sintomas mais graves e mais severos.
Na próxima semana falarei sobre o tratamento do transtorno de conduta.
Até a próxima e SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS!!!
Dr. Gustavo Teixeira
Psiquiatria da infância e adolescência
Professor visitante do Depto. de Educação Especial – Bridgewater State University
Mestre em Educação – Framingham State University
Autor do MANUAL DOS TRANSTORNOS ESCOLARES (Ed. Best Seller)
Contato:www.comportamentoinfantil.com
2025 © Instituto Priorit - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por UM Agência