Início / Blog / Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade – Parte 3
Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade – Parte 3
Olá, amigos!
Listo agora as principais características do portador de TDAH na escola:
TDAH NA ESCOLA
Deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho ou outras.
Tem dificuldade para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas.
Parece não escutar quando lhe dirigem a palavra.
Não segue instruções e não termina seus deveres escolares, tarefas domésticas ou deveres profissionais (não devido a comportamento de oposição ou incapacidade de compreender instruções).
Tem dificuldade para organizar tarefas e atividades.
Evita, antipatiza ou reluta a envolver-se em atividades que exijam esforço mental constante (como tarefas escolares ou deveres de casa).
Perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (por exemplo brinquedos, tarefas escolares, lápis, livros ou outros materiais).
É facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa.
Apresenta esquecimento em atividades diárias.
Agita as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira.
Abandona sua cadeira em sala de aula ou em outras situações nas quais se espera que permaneça sentado.
Corre ou escala em demasia, em situações nas quais é inapropriado (em adolescentes e adultos pode estar limitado a sensações subjetivas de inquietação).
Tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer.
“Indo”, “a mil” ou muitas vezes age como se estivesse “a todo vapor”.
Fala em demasia.
Dá respostas precipitadas antes de as perguntas terem sido completadas.
Tem dificuldade para aguardar a vez .
Interrompe ou se mete em assuntos dos outros (por exemplo, intromete-se em conversas ou brincadeiras).