Olá, amigos!
A bulimia nervosa é definida como um transtorno alimentar em que o paciente realiza compulsões alimentares, uma verdadeira orgia alimentar, em que é capaz de se alimentar de uma grande quantidade de comida em um curto espaço de tempo e há uma sensação de falta de controle sobre o comportamento alimentar.
Associado à compulsão alimentar, existe a utilização de métodos compensatórios para se evitar o ganho de peso, como vômitos, uso de laxantes e realização de exercícios físicos vigorosos com a intenção de não engordar.
Desta forma, o que observamos são adolescentes que fazem esses rituais de consumo exagerado de alimentos, sempre relacionados com uma ansiedade intensa e desejo incontrolável por comida. Após esse comportamento compulsivo, há sentimento de culpa, tristeza, vergonha, medo de engordar, ocorre arrependimento e ainda mais ansiedade. Como mecanismo de alívio de todos esses sentimentos, ocorre um ato compensatório para evitar o ganho de peso através da utilização de métodos purgativos e da realização de exercício físico em excesso.
Normalmente, as pacientes estão dentro da faixa normal de peso e comorbidades como transtornos ansiosos e depressivos estão presentes. Muitas portadoras de bulimia nervosa podem apresentar transtornos de personalidade associado como o transtorno de personalidade borderline.
Até a próxima e SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS BRASILEIRAS!!!
2025 © Instituto Priorit - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por UM Agência