FOBIA ESPECÍFICA
A fobia específica afeta cerca de 4% das crianças em idade escolar e é caracterizada por um medo persistente e exagerado na presença ou antecipação de situações ou objetos específicos, como animais, insetos, sangue, altura, lugares fechados, voar de avião ou elevadores, por exemplo.
A exposição da criança ou adolescente à situação temida é capaz de desencadear uma resposta ansiosa imediata. Essa resposta é considerada exagerada e está frequentemente associada a sintomas somáticos como nervosismo, choro, ataques de pânico e irritabilidade.
O comportamento evitativo e a ansiedade antecipatória causados pelo medo de enfrentar as situações temidas interferem significativamente na rotina acadêmica, ocupacional e nas relações da criança com sua família, seus amigos e colegas de sala de aula. Por exemplo, se a criança ou adolescente tem fobia específica de elevador, ela será capaz de subir pelas escadas até o vigésimo andar do prédio para evitar entrar no elevador.
O medo provocado pela fobia específica é irracional e incontrolável. Caso o estudante seja exposto ao objeto de medo, ele pode se descontrolar completamente, tendo um ataque de pânico ao se confrontar com um inseto temido, como uma barata, por exemplo.
FOBIA ESPECÍFICA NA ESCOLA:
– Medo exagerado na presença ou antecipação de situações ou objetos específicos como animais, insetos, sangue, altura, lugares fechados.
– Resposta ansiosa imediata após contato com a situação temida.
– Ataques de pânico.
– Comportamento evitativo de situações específicas.
– Prejuízos acadêmicos.
2025 © Instituto Priorit - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por UM Agência