Entende-se por Habilidades Sociais, as classes de comportamentos sociais existentes no repertório do indivíduo que são requeridas para um desempenho competente. Como exemplos: manter foco visual, apresentar-se a alguém, expor um problema com clareza, expressar um sentimento, entre outros. (Del Prette, Almir).
Os grupos de Habilidades Sociais priorizam o convívio dentro do próprio instituto, sempre monitorado por psicólogos, de modo a auxiliar os participantes a conhecer e identificar os mecanismos de interação social necessários, assim como a melhor forma para desempenhar as habilidades de comunicação, instrumentalizando os sujeitos a estabelecerem relações externas mais saudáveis e equilibradas.
Os grupos também vivenciam atividades externas como idas a cinemas, lanchonetes, atividades de vida diária e participação em eventos sociais e culturais diversos, como Rock in Rio, Game XP, entre outros.
As intervenções e ações têm como referência as seguintes categorias de habilidades sociais: habilidades assertivas, comunicativas, empáticas, de sentimento positivo, civilidade e de trabalho, capacitando os participantes para interagir adequadamente nos diferentes contextos sociais, tornando-os cada vez mais independentes e autônomos.
Realizada em grupo ou de modo individual, seus objetivos específicos caminham junto com o plano terapêutico do paciente dentro do instituto, possibilitando ganho de habilidades importantes para todo o desenvolvimento do sujeito.
2024 © Instituto Priorit - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por UM Agência