Alterações no processamento sensorial são comuns em vários transtornos do desenvolvimento. Nas crianças com TEA esse número chega a mais de 90%. Essas Alterações podem gerar barreiras e prejuízos no desempenho das atividades do cotidiano, como: tomar banho, cortar as unhas, se alimentar, brincar, e até mesmo nas tarefas escolares. Uma integração madura das informações sensoriais registradas é fundamental para o desempenho ocupacional satisfatório e a aprendizagem.
O trabalho do terapeuta ocupacional com formação no método de Integração Sensorial de Ayres desenvolvido no Instituto Priorit contém princípios que estabelecem uma integração dos sistemas sensoriais, bem como, proporcionam um estado de alerta ideal ao desempenho e a regulação das emoções que fornecem a base para o desenvolvimento de respostas adaptativas aos desafios que se apresentam no dia-a-dia.
Paralelamente, o terapeuta ocupacional pode prescrever a Dieta Sensorial, como um complemento da terapia, a qual oferece um cardápio de orientações e estratégias sensoriais para melhorar a organização e diminuir a reatividade sensorial durante a rotina diária.
2024 © Instituto Priorit - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por UM Agência